Sandra Lima
Correspondente da TV LOKAL em Jacarepaguá
Produtora de Audiovisual
E-MAIL: sandralimaprodutora@gmail.com



Estado do Rio já contabiliza 17 mortes por dengue este ano



O Estado do Rio de Janeiro já registrou 17 mortes por dengue este ano até o último dia 5, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a pasta, já foram notificados 83.053 casos suspeitos da doença. Das 17 mortes, 15 foram na capital, uma em Niterói, na região metropolitana, e uma em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 4,9%.Apesar do recente anúncio de epidemia de dengue nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não há indícios para decretar situação semelhante em todo estado. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da pasta, Alexandre Chieppe, os números de casos da doença registrados até o momento ainda não indicam um quadro epidêmico nos demais municípios do Rio.

O superintendente explica que uma epidemia é decretada a partir de uma análise técnica, baseada em um conjunto de fatores. A caracterização do quadro epidêmico ocorre quando são registrados mais de 300 casos por 100 mil habitantes, mas não é só. Também são levadas em consideração a taxa de incidência em determinado período de tempo, a abrangência de transmissão em um mesmo local e a série histórica da cidade.

"Devido à grande densidade populacional, a capital e a região metropolitana são as áreas mais vulneráveis. Principalmente porque este fator contribui muito para a transmissão da doença. Mas todo o estado do Rio de Janeiro deve permanecer em alerta, já que a entrada do tipo 4 deixa todas as regiões em alto risco", afirmou Chieppe.

Fonte: O Último Segundo

Página Inicial